segunda-feira, 30 de julho de 2012

Trabalhar demasiadamente pode dobrar chance de depressão

Trabalhar 11 ou mais horas diariamente pode dobras o risco de desenvolver depressão nervosa, que se individualiza pela condição duradoura e de maior intensidade de tristeza. Segundo o estudo, indivíduos que realizam demasiadas horas extras frequentemente possui até 2,52 vezes mais risco de adoecer do que aqueles que trabalham até oito horas por dia.

 Durante a análise, foram acompanhados por cinco anos 1.626 homens e 497 mulheres, todos funcionários do estado, com idade média de 47 anos. Os cientistas, encontraram, então, uma ligação importante entre as horas extras no trabalho e a depressão. Essa relação não foi prejudicada quando o exame foi ajustado para fatores como estilo de vida, demografia e certos hábitos, como fumo.

 De acordo com os pesquisadores, diversas pesquisas anteriores havia chegado a diferentes resultados. A comparação entre esse levantamento, no entanto, seria complexo uma vez que o limite para o considerado hora extra ainda não havia sido unificado. ” Embora trabalhar ocasionalmente algumas horas extras possa trazer benefícios para o indivíduo e para a sociedade, é importante reconhecer que trabalhar a mais excessivamente também está associado com um aumento nos riscos de depressão”, diz Marianna Virtanen, coordenadora da pesquisa. (Fonte: Mundo das Tribos)

Nota: 
"O repouso e a temperança são dois remédios naturais. "Hábitos de estrita temperança no viver, ao lado do conveniente exercício, assegurariam vigor tanto físico como mental, dando capacidade de resistência a todos os obreiros que trabalham com o cérebro." (Ellen White, A Ciência do Bom Viver, 238.)

"Lembrem-se de que o homem tem de preservar o talento da inteligência, dado por Deus, conservando a estrutura física em harmoniosa ação. É necessário o exercício físico para que se desfrute saúde. Não é o trabalho, mas o excesso dele, sem períodos de descanso, o que faz desfalecer as pessoas, pondo em perigo as forças vitais. Os que se excedem no trabalho logo chegam ao ponto em que trabalham como quem não tem esperança." (Idem, Filhas de Deus, 129).

Deus requer equilíbrio em todas as coisas e no que diz respeito ao trabalho é bom lembrar também o conselho de Salomão em Eclesiastes 3:1 - "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu."

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More