domingo, 10 de junho de 2012

Resumo da lição número 11 da Escola Sabatina


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT


Título: Levando informação à igreja 


Texto-chave 


“Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado”. Marcos 6:30 


Objetivos 


1. Levar as pessoas a conhecer os benefícios da apresentação de relatórios sobre o resultado do testemunho e evangelismo no corpo da igreja.  


2. Sentir o entusiasmo e o ânimo que a alegria na obra de Deus desperta no coração. 


3. Saber que relatórios honestos ajudam a igreja avaliar e planejar o trabalho no campo de colheita. 


Verdade Central 


Como um relatório dos esforços missionários da igreja primitiva, o livro de Atos, está cheio de lições para nós. 


Domingo: Um princípio bíblico 


A Igreja primitiva não tinha os recursos que temos atualmente. Qual era o segredo de seu sucesso? 


-Eles defendiam e dependiam de Cristo. Considere que naquele tempo eles não tinham jornais, rádio ou televisão, a palavra falada era a principal forma de espalhar a boa notícia sobre Jesus. No centro de suas vidas estavam Jesus e o estudo das Escrituras. 


-Eles sabiam orar para que a mão de Deus operasse com grande poder. Quando alguém pediu a Charles Spurgeon que explicasse o segredo de seu ministério extraordinário, o grande pregador respondeu: Meu povo ora por mim. 


-Eles sabiam relatar as vitórias e também as ameaças suplicando o poder de Deus para vencer toda e qualquer dificuldade. Eles se reuniam, ouviam os relatos, e então escolhiam uma estratégia que lhes permitisse serem fiéis à vocação evangelística. 


Segunda-feira: O que Deus tem feito 


A vida cristã envolve tanto a liberdade quanto a disciplina. As metas da vida de Paulo eram glorificar a Deus e levar as pessoas a Cristo. Uma das principais tônicas de seu ministério era fazer qualquer coisa para ganhar pessoas para Cristo. Voltando a Jerusalém de uma viagem missionária, Paulo relatou a Tiago e a todos os anciãos a maneira pela qual Deus havia abençoado seu ministério entre os gentios. 


 Terça-feira: A importância de relatar 


 O que torna o cristianismo atraente? 


-É fácil ser levado para igrejas por causas das bonitas programações, dos bons pregadores, do tamanho dos templos e suas belas instalações. Na igreja cristã primitiva, as pessoas eram atraídas pelas expressões do poder de Deus em ação: a generosidade, a sinceridade, a honestidade, a união dos membros e o caráter dos líderes. 


-Podemos perceber esse relato no livro de Atos em atividades relatadas pelos primeiros líderes, de multidões que aceitaram o evangelho e a perseguição forçando os cristãos a saírem de suas casas levando junto com eles as boas novas de salvação. 


-Os primeiros cristãos íam a todos os lugares em que pudessem, pregando sobre Jesus e seu Reino. Os resultados relatados e registrados mostram que foi em Antioquia que o cristianismo alcançou um caráter de missão mundial, onde os cristãos ativamente pregaram para os gentios que não adoravam a Deus. 


-A importância destes relatos nos lembra que, unidos com o Espírito Santo, concluiremos neste tempo uma obra de proporção mundial. 


Quarta-feira: Relatórios e motivação 


 Porque os espias trouxeram um relatório negativo e estavam desanimados, enquanto Josué e Calebe estavam motivados e trouxeram um relatório positivo? 


-Deus havia dito aos israelitas que Canaã era rica e fértil e prometeu que essa rica terra seria deles. Moisés definiu o que era necessário saber antes de Israel entrar na terra prometida e por qual caminho os espias deviam seguir para trazer um relatório preciso com as informações necessárias. 


-Devemos lembrar que ao tomarmos decisões ou assumirmos novas responsabilidades precisamos de fé e também visão dos fatos para o cumprimento dos propósitos de Deus. 


-Josué e Calebe tiveram a visão correta da terra prometida e, como consequência, deram um bom relatório da terra e sugeriram que fossem imediatamente tomar posse. Eles viam os obstáculos para conquistar a terra, mas confiavam nas promessas de Deus. Os outros que estiveram com eles deram um relatório negativo porque ao verem as cidades fortificadas se esqueceram das promessas de Deus. 


-Ao enfrentarmos dificuldades ou situações difíceis, não permitamos que os problemas ofusquem as bênçãos de Deus. Pense nos prós e contras cuidadosamente e não permita que as dificuldades o impeçam de ver o poder de Deus para ajudá-lo, guiá-lo e motivá-lo a cada momento. 


Quinta-feira: Dando glória a Deus 


No capítulo 11 de Atos, Pedro fez um relatório perante a igreja para justificar o batismo de Cornélio. A comunhão com os gentios era uma experiência nova para os cristãos judeus que, durante toda a vida, haviam considerado os gentios como pagãos e forasteiros. 


Em Atos 11 há duas reações, dos cristãos primitivos, que glorificam a Deus: 


-Eles aceitaram os gentios. Assim que Pedro voltou a Jerusalém, foi procurado por membros de um partido extremamente legalista. Assim que ouviram o relato de Pedro perceberam o testemunho do Espírito, pois foi o testemunho do próprio Deus, de que havia salvação para os gentios. 


-Eles encorajaram os gentios. Com cerca de meio milhão de habitantes, Antioquia era a terceira maior cidade do império romano, depois de Roma e Alexandria. Suas construções grandiosas contribuíram para que fosse chamada de Cidade Dourada, Rainha do Oriente. Sua principal rua tinha mais de 7 quilômetros de extensão, era calçada com mármore e única cidade do mundo antigo com iluminação noturna. Era a Nova York do mundo antigo. Lá, onde os deuses da Antiguidade eram adorados, era preciso que Cristo fosse exaltado. 


-Quando os cristãos perseguidos chegaram em Antioquia, não se sentiram nem um pouco intimidados. Todavia por causas dos relatórios sobre as bênçãos e atuação divina de salvar todas as pessoas em todos os lugares, eles tinham a Palavra de Deus em seus lábios e a mão de Deus sobre suas vidas. Muitos pecadores arrependeram-se e creram. Foi uma obra espetacular da graça de Deus. 


 Conclusão 


 1. A igreja Glorifica a Deus ao relatar os resultados do testemunho e esforços evangelísticos. Através dos relatórios percebemos a maneira de Deus atuar. 


 2. Beneficiamos a família da igreja quando não apenas fazemos o que falamos, mas falamos sobre o que fazemos. 


 3. Apresentar relatórios sobre o trabalho que a igreja realiza, enquanto procuramos fazer a vontade de Deus nos campos de colheita, ajuda a incentivar outros a se envolver, planejar o futuro e glorificar o que Deus fez, à medida que temos trabalhado com Ele. 


 4. Relatar é reconhecer as bênçãos de Deus, dependendo sempre do seu auxílio. 


Pr. Sandro Fagundes 
Pastor do Distrito de Monte Belo-Londrina/PR, pertencente à Associação Norte Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More