segunda-feira, 7 de maio de 2012

19 tipos de câncer estão relacionados ao trabalho

Profissionais das áreas de beleza e farmácia estão mais propensos. Contato com agrotóxicos e com metais pesados aumenta o risco.

Pelo menos 19 tipos de câncer, entre os quais o de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias podem estar relacionados ao emprego que se exerce, segundo um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho incluem os metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído e poeiras (de amianto e sílica). A via de absorção (respiratória, oral ou pela pele), a duração e a frequência da exposição aos agentes nocivos influenciam no grau de toxidade, mas os dois últimos fatores não são fundamentais para o desencadeamento do câncer, segundo o levantamento.

Segundo a publicação "Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho", os tumores nos órgãos citados podem ter relação ainda com produtos aparentemente inofensivos, como poeiras de madeira e de couro, além de medicamentos como antineoplásicos, indicados para destruir células cancerosas, mas que acabam lesando as células saudáveis.

"Não há níveis seguros de exposição a agentes cancerígenos. É fundamental que sejam adotadas ações para reduzir o adoecimento dos trabalhadores em razão do seu ambiente laboral", explica a responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca, Ubirani Otero.

A epidemiologista diz ainda que "a prevenção do câncer relacionado ao trabalho somente será alcançada com a vigilância dos processos produtivos". Entre as sugestões da publicação está o estabelecimento de prioridades para afastar o trabalhador desses agentes. [Fonte: www.g1.globo.com].

Nota: O equilíbrio e o cuidado preventivo devem ser incentivados sempre. No entanto há um câncer igualmente ou mais perigoso: O câncer do pecado. Ele destrói vidas e tira a esperança da eternidade. A única segurança é afastar-se dos agentes tentadores. "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor." II Timóteo 2:22. Pense nisto.

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More