sábado, 28 de abril de 2012

Tudo o que falou o Senhor

Tomou o Livro da Aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos. Êxodo 24:7

A ocasião era solene, Moisés escreveu em um livro todas as palavras que Deus havia dito e as leu ao povo, conforme o pedido dos israelitas: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos” (Êxodo 20:19). Deus Se havia pronunciado e esse era o momento de fazer o Compromisso com Ele. Qual seria a resposta do povo? O que iriam determinar? Imagine estar diante dessa cena, sabendo diante de quem você está nesse momento tão solene.

 Estavam diante dAquele que enviara as terríveis pragas para salvá-los de um faraó caprichoso; diante dAquele que fizera tantos milagres em benefício deles, como abrir o Mar Vermelho para que pudessem cruzá-lo a seco, salvando-os de seus inimigos que, por fim, viram “mortos na praia do mar” (Êxodo 14:30); dAquele que transformara a água amarga de Mara em água doce e que os sustentou no deserto fazendo cair comida do céu e sair água de uma rocha...

Sem duvida que reconheciam diante de quem estavam e reconheciam tudo o que Deus já lhes havia feito. Agora Deus ordena obediência a Seus preceitos, mas essa exigência não era outra coisa que a expressão do cuidado por Seu povo. Chegou o momento de responder diante de tantas mostras de salvação e proteção. Havia somente uma coisa no coração deles para ser pronunciada, e então disseram: “Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos”. Eles decidiram obedecer não uma parte do que Deus dissera, não a parte preferida ou a que mais lhes agradava, mas tudo o que Jeová havia dito.

O problema da existência de tantas religiões e, às vezes, de tantas divisões dentro de nossa própria igreja se deve especialmente ao fato de se querer obedecer apenas uma parte da Palavra de Deus. Mas uma ou duas verdades não é toda a verdade; não é esse o compromisso exigido por Deus. Isto não é salvação pelas obras, mas um compromisso de amor expressado em obediência e resposta à imensa bondade que Deus nos tem manifestado desde a eternidade. Lamentavelmente, Israel honrou o Senhor apenas de lábios (Isaías 29:13) e esse é o grande perigo no qual podemos cair como povo de Deus.

Convido-o a conhecer e obedecer a tudo o que Deus pede a Seu povo. A igreja vive o que conhece e conhece o que nós, como líderes, lhe ensinamos. Portanto, é importante que cumpramos fielmente nosso labor.

Missionário Samuel Obispo Saavedra 
Misión Peruana del Norte - UPN

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More