quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quem já está no Céu ?

Olá Tudo bem? Hoje vamos estudar mais um pouco sobre o céu e responder a pergunta: Quem já está no Céu?

Uma revista norte-americana fez uma pesquisa sobre o que os americanos pensam do céu.

• 72% pensam que suas chances de ir para o céu está entre bom e excelente;
• 62% disseram que seus amigos estarão lá também;
• 67% disseram crer na existência do inferno e,
• 96% crêem em Deus.

A Bíblia afirma que o céu é 100% verdadeiro. Alguém disse que “o céu é vida com Deus; inferno é vida sem Deus. Céu ou inferno não são recompensas. São conseqüências das escolhas que fazemos.”

Muitos acreditam que quando uma pessoa morre, se ela foi boa em vida, ela vai diretamente para o céu. Mas a Bíblia não afirma assim. Ela ensina que Deus já determinou um dia em que tanto os mortos que um dia em vida aceitaram a Jesus como Salvador e Senhor como os vivos justos irão para o céu.

Paulo ensina em 1 Tessalonicenses 4: 13 a 17:"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Essa é a regra geral. Mas há exceções e delas vamos falar Hoje.

Quem já está no Céu?

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." Mateus 27:50 a 53

“Quando Cristo ressurgiu, trouxe do sepulcro uma multidão de cativos. O terremoto, por ocasião de sua morte, abrira-lhes o sepulcro, e ao ressuscitar Ele, ressurgiram juntamente. Eram os que haviam colaborado com Deus, e que à custa da própria vida tinham dado testemunho da verdade. Agora deviam ser testemunhas dAquele que os ressuscitara dos mortos. Durante Seu ministério, Jesus ressuscitara mortos. Fizera reviver o filho da viúva de Naim, a filha do principal, e Lázaro. Estes não foram revestidos de imortalidade. Ressurgidos, estavam ainda sujeitos à morte. Aqueles, porém que ressurgiram por ocasião da ressurreição de Cristo, saíram para a vida eterna. Ascenderam com Ele, como troféus de Sua vitória sobre a morte e o sepulcro.” Visões do Céu, págs. 104 e 105.

Não sabemos o nome dessas pessoas, nem o seu número. Mas sabemos que foram pessoas que “a custa da própria vida tinham dado testemunho da verdade,”ou seja foram mártires.
Além destes a Bíblia menciona o nome de 3 pessoas que já estão no céu.

I) ENOQUE:

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" Mateus 5:8

“Durante 300 anos, Enoque estivera procurando pureza de alma, para que pudesse estar em harmonia com o céu. Durante três séculos, andara com Deus. Dia após dia, almejara uma união mais íntima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão até que Deus o tomou para Si. Estivera no limiar do mundo eterno, havendo apenas um passo entre ele e o país da bem-aventurança; e, agora, abriam-se os portais; o andar com Deus durante tanto tempo praticado em terra continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade, o primeiro dentre os homens a entrar ali.” Patriarca e Profetas, pág.87

II) MOISÉS:

"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." Judas 9

“O próprio Cristo, com os anjos que sepultaram a Moisés, desceu do céu para chamar o santo que dormia. Satanás exultara com seu êxito, fazendo Moisés pecar contra Deus, e cair assim sob o domínio da morte. O grande adversário declarou que a sentença divina- és pó, e em pó te tornarás - lhe dava posse dos mortos. O poder da sepultura nunca havia sido quebrado, e todos os que se achavam no túmulo ele considerava como cativos seus, para jamais serem libertos da tenebrosa prisão... O Salvador não entrou em discussão com Seu adversário, mas naquele momento, ali mesmo, iniciou a obra de quebrar o poder desse adversário decaído, e de trazer o morto à vida.... Em seus próprios méritos(Moisés) era o legítimo cativo da morte; mas foi ressurgido para a vida imortal, mantendo este título em nome do Redentor. Moisés saiu do túmulo glorificado, e ascendeu com seu Libertador à cidade de Deus” Visões do Céu, págs.100 e 101.

III) ELIAS:

"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho." II Reis 2:9 a 11

Em Moisés e Elias vemos a representação em miniatura do Reino dos Remidos. Moisés representa os que serão ressuscitadas da morte por ocasião da 2º vinda de Jesus. E Elias representa os que no final da história terrestre, serão mudados do estado mortal para imortal e serão transladados ao céu sem ver a morte.

E Enoque representa algum grupo também? Enoque é um símbolo da vida e obra que devem ter os que aguardam a breve volta de Jesus.

Ellen White diz: “Para Enoque não foi mais fácil viver uma vida justa em seu dias do que é para nós no tempo presente. O mundo nos dias de Enoque não era mais favorável ao crescimento na graça e santidade do que agora, mas Enoque dedicou tempo à oração e comunhão com Deus, e isso o habilitou a escapar da corrupção das paixões que há no mundo. Foi a sua devoção a Deus que o capacitou para a transladação.” ( Manuscrito 1, 1869, S.T. Vol.2, págs,5 e 6)

“Enoque foi santo porque andou com Deus nos caminhos de Deus. Nele teve o mundo um exemplo daquilo que,ao voltar Cristo, serão os que forem arrebatados nas nuvens para encontrá-lo no ar. Assim como Enoque foi, devemos ser. A piedade pessoal deve combinar-se com os mais fervorosos e vigorosos apelos e advertências.” ( Carta 97, 1902- Manuscript Releases, Vol.12, pags.213 e 214.

“Pois bem, Enoque era um representante daqueles que estarão sobre a Terra quando Cristo vier, e que serão transladados ao céu sem provar a morte”. Sermons and Talks, Vol.1, pág.32
A pergunta para nos hoje é: Estaremos nós também no céu? Estamos realmente jornadeando para lá?

São perguntas difíceis para alguns. Mas há um texto no livro Testemunhos para a Igreja, Vol.5, pág. 745 que nos ajuda a responder de forma satisfatória essas perguntas, ele diz:

“Caso estejamos realmente Jornadeando para lá, o espírito do Céu habitará em nosso coração aqui. Mas, se não encontramos prazer agora na contemplação das coisas celestiais; se não temos qualquer interesse em buscar o conhecimento de Deus, deleite algum em deter os olhos no caráter de Cristo; se a santidade não tem a menor atração para nós , podemos então estar certos de que é vã nossa esperança do Céu.”

  • O espírito do Céu habita em seu coração?
  • Tem você prazer na contemplação nas coisas celestiais?
  • Tem buscado o conhecimento de Deus?
  • Tem prazer em contemplar o caráter de Cristo?
  • A santidade é o seu alvo?
Se você pode afirmar positivamente a estas perguntas, então você está no caminho certo rumo ao Céu, e como Enoque, antes de ser levado, está mais perto da casa de Deus do que da sua.

Lembre-se: “O Céu é um lugar preparado para pessoas preparadas”. Estamos aguardando em feliz antecipação o dia em que Jesus retornará à Terra, não como um homem de dores, mas como o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nesse dia, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois, Seus seguidores que estiverem vivos serão “ transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos”( I Cor.15:51 e 52), e todos juntos, nessa multidão de remidos, agora imortais, irão viajar através do tempo e do espaço, em direção ao Paraíso de Deus, ao Céu.

Comece desde já a provar “as virtudes do século futuro.” Heb.6:5 Há um lugar para mim e para você nas mansões celestiais, nosso lugar não é aqui. Que Deus venha em breve nos buscar. Amém.

Pr. Gérson B. Marques
Pastor na Região Sul do Paraná

5 comentários:

onde está na biblia que moisés subiu ao céu com jesus?

A Bíblia afirma em Deuteronômio 34:1-7 que o próprio Deus sepultou a Moisés. "Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cimo de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã e todo o Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá até ao mar ocidental; e o Neguebe e a campina do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar. Disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo:
à tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá. Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor."

O próprio Deus o sepultou e ninguém sabe o lugar de sua sepultura. Deus não permitiu que ninguém soubesse pois tinha planos de ressuscitá-lo. Isto porque Moisés é um símbolo de todos os que serão ressuscitados por ocasião da volta de Jesus.

O que nos assegura que um dia seremos ressuscitados é a ressurreição de Jesus. Ele venceu a morte e nos dá a garantia da vida eterna.

Por isso o diabo contendeu com o Senhor quando este o ressuscitou pois o próprio Jesus não havia encarnado e nem morrido e ressuscitado ainda.

A Bíblia afirma em Judas 9: "Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!"

O diabo contedendeu com o corpo de Moisés. Seus argumentos eram que o corpo lhe pertencia pois, segundo ele, Moisés teria pecado ao desobedecer a Deus batendo na rocha ao invés de falar a rocha. Mas Deus repreendeu o diabo e o transformou ressuscitando-o (como serão todos os que ressuscitarem conforme I Coríntios 15:51-53).

Como posso ter certeza disto? Moisés aparece no Monte da transfiguração ao lado de Elias.
"Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém." Lucas 9:28-31.

Elias foi levado ao Céu numa carruagem sem ver a morte representando todos aqueles que serão transformados vivos quando Jesus voltar. (I Tessalonicenses 4:13-18).

Moisés foi ressuscitado para ser um símbolo de todos aqueles que vão ressuscitar quando Jesus voltar. (I Coríntios 15:51-53)

Pastor, aquele ladrão que morreu ao lado de Jesus tambem... pois Jesus mesmo disse " ainda hoje estareis comigo no paraiso".

Certamente este Ladrão também estará no céu pois foi uma promessa de Jesus.

E essa promessa certamente se cumprirá na volta de Jesus (João 5:28,29).

O texto de Lucas 23:43 no original está escrito: "Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso"

Jesus não afirmou que ele estaria naquele dia com Ele mas afirmou naquele dia que ele estaria no paraíso.

Uma forte evidência disto é que os judeus quebravam as pernas das pessoas que não estavam mortas. Quebraram as pernas dos dois ladrões (ou seja, eles não morreram no mesmo dia) e não quebraram de Jesus pois Ele já tinha morrido (João 19:31-33).

Outra evidência é o fato de que quando Jesus ressuscitou Ele disse a Maria que ainda não tinha subido ao céu: "Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." João 20:16,17

O importante é confiar no Senhor Jesus (João 14:6) e entregar-lhe a vida para um dia eu e você estarmos lá também.

Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More