domingo, 18 de abril de 2010

O Bom Samaritano

Em Lucas 10:25-37 encontramos uma históra que nos ensina muitas verdades, e cada vez que a lemos aprendemos muitas lições. Ela é conhecida como O Bom Samaritano.

A escritora Ellen White escreveu que nessa história, Cristo ilustra “a natureza da verdadeira religião. Mostra que a religião consiste, não em sistemas, credos ou ritos, mas no cumprimento de atos de amor, no proporcionar aos outros o maior bem, na genuína bondade.” O Desejado de todas as Nações,497.

Jesus foi surpreendido pelos mestres da lei que queriam interrogá-lo com a intenção de O desmascarar. Eles perguntaram: “Mestre, o que farei para herdar a vida eterna? Eles na verdade sabiam a resposta, mas queriam colocar Jesus “contra a parede”!

Jesus, então, responde com uma outra pergunta. Na verdade Ele devolve a pergunta ao doutor da lei, dizendo: “Que está escrito na lei? Como lês? E o doutor da lei responde corretamente dizendo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo” Jesus então diz: “Respondeu bem, faze isto e viverás!”

Desarmados e sem saber o que fazer, fazem uma pergunta que sempre tinha sido motivo de discussão entre os judeus. Eles perguntam: Quem é o próximo? Jesus então conta a história do Bom Samaritano! Não foi uma história inventada. Não foi uma mera parábola.

No livro citado acima, escrito por Ellen White, está escrito que “isso não era uma cena imaginária, mas uma ocorrência verídica, que se sabia ser tal qual era apresentada. O sacerdote e o levita que tinham passado de largo, encontravam-se entre o grupo que escutava as palavras de Cristo.” DTN, 499 Portanto Jesus estava falando de algo prático, que eles haviam vivido! E assim lhes ensinou preciosas lições.

Mas eu quero levar você a pensar no que simboliza cada personagem dessa história. Talvez você já tenha já ouvido outros sermões ou palestras ou lido artigos sobre O Bom Samaritano.

Geralmente nos ensinam através dessa história que nós devemos ser como o Samaritano. Ele foi bondoso, ajudou, se importou com o próximo. E que devemos tomar cuidado para não ser como o sacerdote e o levita, que passaram de largo, que não se detiveram para ajudar aquele que precisava.

Essa aplicação está correta! No entanto no livro O Desejado de Todas as Nações, na página 503 e 504, Ellen White diz que “na história do bom samaritano, Jesus ofereceu uma descrição de Si mesmo e de Sua missão. O homem fora enganado, ferido, despojado e arruinado por Satanás, sendo deixado a perecer; o Salvador, porém, teve compaixão de nosso estado de desamparo. Deixou Sua glória, para vir em nosso socorro. Achou-nos quase a morrer, e tomou-nos ao Seu cuidado. Curou-nos as feridas. Cobriu-nos com Sua veste de justiça.”

Por isso quero levar você a ver de maneira um pouco diferente do que usualmente vemos essa história.

Jesus é o Bom Samaritano! Ele busca o perdido, carrega nos ombros o que está ferido pela magoa, pela dor, pela tristeza! Mas principalmente Jesus se compadece de nós quando estamos doentes, quando vê seus filhos sofrerem nas mãos de Satanás por causa da doença, em conseqüência da transgressão das Leis Naturais.

A hospedaria representa a Igreja! Um movimento que Jesus levantou na terra com a finalidade de ajudar as pessoas que se encontram sofrendo por causa das enfermidades.

O hospedeiro representa você e eu! Nós recebemos de Deus as orientações para ajudar as pessoas.

E os denários? Os denários representam o conhecimento da Verdade Presente que o Senhor Jesus nos concedeu a fim de que pudéssemos ajudar o próximo. E o Senhor Jesus não concedeu apenas dois mas oito “denários” para que pudéssemos ajudar os doentes, prevenir as doenças daqueles que ainda estão com saúde.

Estes denários que o verdadeiro Bom Samaritano nos concedeu são: A Água Pura, Ar puro, Luz Solar, Exercício, Repouso, Alimentação, Pureza de Vida e Confiança no Criador!

“O ar e a água puros, o asseio, o regime alimentar apropriado, a pureza de vida, e a firme confiança em Deus são remédios [denários] por cuja falta milhares estão a perecer.” Testimonies, vol. 5, pág. 443.

AGUA:
“Muitos erram em beber água fria às refeições. O alimento não deve ser misturado com água. Tomada às refeições, a água reduz o fluxo de saliva; e quanto mais fria a água, maior o dano causado ao estômago. Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho.” CSRA, 106 A água deve ser tomada em abundancia entre as refeições. Pelo menos 8 copos ao dia!

AR PURO:
“A influência de ar puro e fresco é no sentido de promover a circulação do sangue de maneira saudável através de todo o organismo. Ele refresca o corpo e tende a torná-lo forte e saudável ao mesmo tempo que sua influência é de maneira decidida sentida sobre a mente, proporcionando-lhe certa medida de calma e serenidade. Ele ativa o apetite e torna digestão de alimento mais perfeita, permitindo sono saudável e tranqüilo”. Conselhos Sobre Regime Alimentar (CSRA), 104.

LUZ SOLAR:
“A preciosa luz solar poderá fazer descorar os vossos tapetes; ela, porém, dará uma cor saudável às faces de vossos filhos. Se tiverdes a presença de Deus e possuirdes coração cheio de zelo e amor, uma casa humilde, na qual haja ar e brilhe a luz do Sol, e animada por altruísta hospitalidade, será para vossa família e para o cansado viajante um céu na Terra.” Testimonies, vol. 2, pág. 527.

EXERCÍCIO:
“O exercício é importante para a digestão, bem como para a saudável condição do corpo e da mente. Necessitais de exercício físico.” CSRA, 103

“O exercício moderado cada dia comunicará energia aos músculos, os quais sem exercício se tornam flácidos e debilitados. Por meio de exercício ativo ao ar livre, todos os dias, o fígado, os rins e os pulmões também serão fortalecidos para desempenharem sua obra.” CSRA, 103

REPOUSO:
“Aqueles que estão sempre ocupados e vão alegremente ao desempenho de suas tarefas diárias, são os mais felizes e vigorosos. O repouso e a tranqüilidade da noite traz ao seu corpo cansado repouso ininterrupto.” CSS, 53.

“Ao regular as horas do sono, não se deve proceder com descuido. Os estudantes não devem adquirir o hábito de permanecer em pé até à meia-noite, e tomar as horas do dia para o sono.” Mensagens Escolhidas, 415.

ALIMENTAÇÃO:
“O conhecimento sobre a conveniente combinação de alimentos é de grande valor, e deve ser recebido como sabedoria de Deus”. C.S.R.A., 109.

“A variedade de alimentos numa mesma refeição produz indisposição, e destrói os benefícios que cada artigo, se tomado sozinho, traria ao organismo”. C.S.R.A., 110.

“Se quisermos conservar a melhor saúde, devemos evitar comer verduras e frutas na mesma refeição. Caso o estômago seja fraco, haverá perturbação, o cérebro ficará confuso, e incapaz de exercer esforço mental. Comam-se frutas em uma refeição e verduras na seguinte...” C.S.R.A., 395.

PUREZA DE VIDA:
“A semelhança de Cristo em nós é uma grande verdade, uma verdade prática. Não sou apenas uma coisa amada por Deus, feita para ser deixada como vítima das tentações de Satanás; sou filha de Deus, gerada para uma viva esperança, plena de imortalidade e cheia de glória. Devemos permanecer em Deus, e Deus em nós. A pureza em nós é como a pureza em Deus; o amor em meu coração é um princípio vivo, como o amor no coração de Deus; e todos os tesouros do Céu estão à minha disposição porque sou remida pelo sangue do Cordeiro.” Nos Lugares Celestiais, 66.

CONFIANÇA NO CRIADOR:
Confiança no Criador é acreditar que os outros Sete remédios são de Deus. “Se depositais vossa confiança nEle, o Senhor também dará a cada um de vós Sua força, Sua graça, Sua salvação.” Olhando para o alto, 300.

Deus concede a cada um de nós esses “denários” a fim de que sejamos abençoados e possamos abençoar a outros. Para ajudar pessoas que estão na luta contra a enfermidade que foi adquirida pelos seus hábitos errôneos, a transgressão das leis naturais.

E se formos fiéis, cumprindo nossa parte a promessa é: “Eu te indenizarei quando voltar”. A maior indenização será a vida eterna. Jesus em breve voltará! Gostaria você de se preparar para a vinda de Cristo? Quer você preparar outras pessoas para a Sua vinda, ajudando-as a se libertar dos hábitos errôneos que tem destruído sua vida física e espiritual e colocando em prática essas leis na sua própria vida?

Se você aceitar essa incumbência do Bom Samaritano ele diz então: “Não temas porque estou contigo, não temas porque eu sou teu Deus...eu te ajudo” Isaias 41:10, 13. Com a ajuda do Senhor você será vitorioso e levará a saúde a muitas pessoas que desconhecem a Verdade Presente!
Você aceita a incumbência de cuidar dos feridos nesse mundo? Quer ajudar aqueles que estão feridos pelas transgressões das leis naturais? Coloque-se nas mãos de Deus a cada dia e ele lhe ajudará a ser um vitorioso e uma benção para outras pessoas.

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More