quinta-feira, 18 de março de 2010

DEUS PROMETEU

Abaixo o quarto sermão apresentado durante o mês de fevereiro e início de Março em todas as igrejas adventistas no território da Associação Central Paranaense no programa IMPACTO ACP:

"Uma promessa é uma declaração que assegura que fará ou não alguma coisa; um voto; uma promessa; jurar fazer ou dar; indicação de algo favorável por vir; uma expectativa. O mundo está em crise no que diz respeito a promessas. Não acreditamos que as promessas serão cumpridas. Estamos com dificuldades de cumprir as nossas. Mas Deus também fez promessas, e Ele não falhará no cumprimento das mesmas.

"Vamos surfar através de alguns textos bíblicos agora:
Números 23:19 diz que Deus não mente, não se arrepende, e se Ele prometeu, Ele cumprirá. Em outras palavras, Ele não precisava nos prometer nada. Mas se Ele prometeu, podemos confiar. Josué 23:14 nos lembra que nenhuma promessa caiu por terra. I Reis 8:55,56 alerta que nenhuma palavra falhou em cumprir-se. Mateus 24:35 nos assegura que Suas palavras não passarão. Salmo 89:34 nos acalma dizendo que Ele não violará a Sua promessa. Isaías 40:8 encerra dizendo que Sua palavra permanecerá eternamente. Deus não quebra Suas promessas. Se percebermos os reis na Bíblia, veremos que a palavra deles não podia ser mudada. Dario não quebrou sua palavra, nem Assuero, nem Herodes.

"Um homem condenado a morte pediu um copo de água. O rei querendo demonstrar benignidade, prometeu que o homem só morreria quando a água fosse bebida. Diante desta palavra, o homem jogou a água no chão e foi liberado. Deus não quebra Sua palavra. Nos deveríamos cuidar com nossas promessas. Eclesiastes 5:5 e Deuteronômio 23:21 nos alerta quanto a isto. Salmo 15:1,2 diz que apenas os íntegros, aqueles que falam a verdade, estarão no Céu.

"Jeanne Calment, uma senhora francesa, recebeu uma proposta de compra para sua casa quando tinha 91 anos. Um advogado queria comprar sua casa, pois tinha interesse na localização da mesma. Ele desejava fazer um grande empreendimento ali. Sua proposta consistia em além do preço, pagar-lhe um aluguel até que morresse. Ela só desocuparia a casa quando morresse. Só que ele não contava com o fato de que ele iria morrer antes dela. Ela viveu até os 122 anos de idade. Não prometa coisas que não cumprirá pensando em tirar vantagem. Cuidado com suas promessas.

"Precisamos crer nas promessas de Deus. Deuteronômio 1:32 fala de quem não creu na promessa. Eles não creram na vitória. Você acredita que Ele pode te ajudar a cumprir seus votos? Hebreus 3:19 e 4:1 fala da incredulidade do povo de Israel. Não precisamos temer. Se Ele prometeu, tudo vai dar certo. É preciso ter convicção que Ele cumprirá Suas promessas.

"Romanos 4:21 diz que Deus é poderoso para cumprir o que prometeu. Hebreus 11:33 diz que foi pela fé que o povo de Deus praticou a justiça e obtiveram as promessas. Nós precisamos confiar que as promessas de Deus cumprir-se-ão. Devemos nos apropriar delas. Isaías 43:2 diz que quando passássemos pelas águas, não seríamos afogados; quando pelo fogo, não nos queimaríamos. Deus prometeu e nós precisamos crer nEle. Malaquias 3:10 promete que Ele derramará bênção sem medida sobre aqueles que confiarem em Sua promessa e devolverem os dízimo à casa do tesouro. Os textos são tantos, as promessas são tantas, e tão maravilhosas. Ele prometeu salvar nossos filhos(Isa. 43:5; 49:25). Ele nos prometeu vida eterna (Tt 1:2; I Jô 2:25; Hb 9:19).

"E apesar de não esquecer delas, Ele nos pede que lembremos delas (Êx 32:13). Ele não se esquece,mas nós esquecemos. Ele não esquece de nós. Ele nos tem gravados em Suas mãos. Ele lembrou de Moisés e veio para ressuscitá-lo(Ju 1:24). Ele lembrou-se de Jó, Quando seus amigos já haviam lhe rotulado como algum tipo de ofensor a Deus. Ele lembrou de Ló, mesmo que este tivesse escolhido um lugar promíscuo para morar. Ele lembrou de nós. Ele sabe do seu compromisso conosco. Ele quer nos salvar. Ele é Senhor. Não é esta a primeira razão contagiante. Ele quer nos salvar, pois deseja estar conosco. Ele quer passar tempo conosco. Não é esta outra razão contagiante para sermos adventistas?

"E a razão de hoje é que podemos confiar porque Deus prometeu. Ele disse que se confessássemos, Ele perdoaria. Ele pediu que não andássemos ansiosos com o que comer e beber, pois Ele cuidaria de nós melhor do que cuida dos pássaros. Ele prometeu nos aliviar do stress de cada dia se apenas repousássemos nEle. Ele prometeu voltar. Ele prometeu ressuscitar. Ele prometeu um novo Céu e uma Nova Terra. Foi Ele quem prometeu. Foi Deus!

"Eu sei que o mundo em que vivemos não leva promessas muito à sério. Casais que um dia estiveram diante de Deus não acreditam mais naquele "sim” que foi ouviram no altar. Temos dificuldades de confiar em naqueles que deveriam ser um referencial de honestidade. Nossa visão de autoridade está comprometida por promessas não cumpridas. Mas é Deus quem nos prometeu.

"Um dia na eternidade Ele prometeu que morreria pelo ser humano. No dia marcado, Ele bebeu do cálice e morreu. A profecia se cumpriu! Ele em breve voltará, não porque nós merecemos, mas porque Ele prometeu. E se Ele prometeu, vai acontecer, acredite eu ou não. Mas e quanto às minhas promessas a Deus? E quanto aos meus votos a Deus? Tenho eu cumprido a minha parte?

"Hoje Deus nos dá a oportunidade de reavaliar a nossa fé em Sua promessas e de reafirmar nossos votos com Ele. Hoje é um dia para exaltarmos a razão contagiante da fé. Deus Prometeu! Eu Prometo!

"Reveja sua vida. Converse com Deus em particular. Peça perdão por votos que você não está cumprindo. Tenhamos convicção de termos feito um novo concerto com Deus."

Pr. Dwight Nelson
Tradução e versão: Pr. Denny Martins

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More