sábado, 7 de novembro de 2009

DEUS VÊ O CORAÇÃO

“Mas o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” 1Sm 16:7. (BLH)


Há um ditado popular que diz: “Não julgue um livro pela capa”. Isso é uma grande verdade. Livros de conteúdo discutível, ou de pouco valor para o cristão, são os que normalmente têm as capas mais atrativas e coloridas.

Enquanto outros, tidos como grandes publicações, livros que chegaram a revolucionar o mundo do pensamento, transformaram sociedades, até derrubaram governos; possuem capas simples, sem chamarem a atenção. Embora todos sabem que não se pode “julgar um livro pela capa”, parece que continuamos a proceder assim, gostamos de agir assim.

O pior é que não são somente em relação a livros que agimos assim. Podemos ir a qualquer supermercado, e veremos rótulos lindos, coloridos, chamativos, fantasiando ou mascarando produtos. As empresas se esforçam para atrair a atenção dos consumidores apelando para os olhos. Os produtores sabem que o consumidor vai escolher o pacote colorido “Gigante”, mesmo com menor quantidade do que um produto concorrente escrito “Grande”.

Ao contrário, “o Senhor olha o coração”. Deus não Se ilude com a embalagem: nossa aparência. Deus chamou a Davi para ser rei em Israel, não porque ele fosse mais alto do que os demais, como Saul era. Ou porque Davi era mais bonito. Deus chamou a Davi porque o seu coração era reto, puro.

Davi não era perfeito no sentido de ser sem pecado. Porém, foi chamado porque ansiava conhecer e praticar a vontade de Deus. E quando Davi caiu em pecado, foi pronto em arrepender-se, confessar e abandonar seu pecado.

Hoje, assim como no passado, Deus continua olhando além da nossa aparência exterior. Deus olha além de nossa reputação, que por vezes é construída artificialmente. Deus olha além da posição social. Deus olha além da nossa conta no banco.

Quando Deus procura um homem ou mulher para chamar, a fim de preencher algum lugar de responsabilidade ao Seu serviço, pergunta: Essa pessoa aceita ser ensinado? Ela ama a justiça mais do que as vantagens passageiras? Seu coração é puro? Seu coração está entregue totalmente? Seu coração não tem nenhum pecado guardado? Ele ama a verdade e pratica a justiça?

Deus somente pode usar e abençoar àqueles que têm uma resposta afirmativa a essas perguntas. Assim, com Davi devemos orar: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; e renova em mim um espírito reto.” (Sl 51:10).

Somente Cristo Jesus habitando em nós é que pode mudar e purificar nosso coração! Jesus aguarda nosso convite, convide-O agora! Precisamos, pois afinal “o Senhor olha o coração”.
Feliz semana!

Pr. Thomas Kloppe
Distrital em Laguna, SC.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More