sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ÚLTIMO CONCÍLIO PASTORAL DA ASSOCIAÇÃO SUL PARANAENSE

Entre os dias 11 a 14 de agosto realizou-se o último Concílio Pastoral da grande Associação Sul Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ASP).

Com 65 distritos pastorais, mais de 9.700 alunos na rede educacional e 38.540 membros este campo administrativo da Igreja Adventista é um dos maiores do Brasil e, em virtude disto, será dividido no dia 15 de novembro deste ano.

O Concílio teve ênfase na oração intercessória, evangelismo e pequenos grupos. Os diversos temas foram apresentados pelo Pr. Luís Gonçalves (Evangelista da Divisão Sul Americana), Pr. Ignácio Kalbermatter (Presidente da União Sul Brasileira), Pr. Marcelo Cardoso (Evangelista da União Sul Brasileira), Pr. Jaime Martins (Distrital de Santo Antonio da Patrulha) e Nilda Aquinos (Evangelista Voluntária na região de Registro). Os Departamentais e administradores do campo apresentaram 19 pastores que começaram o trabalho pastoral neste ano, bem como a agenda do trabalho missionário para 2009 e 2010.

Um dos seminários que empolgaram foi o testemunho de Nilda Aquinos que falou sobre sua experiência no interior de São Paulo. “Começamos com 200 Pequenos Grupos. Muitos tinham problemas, não funcionavam direito, mas pela graça de Deus, não desistimos e hoje temos cerca de 500 Pequenos Grupos e atualmente mais de 400 pessoas foram batizadas. Tem que ter paciência e perseverança e acima de tudo acreditar que a coisa vai acontecer” afirma Nilda. Ao falar sobre batismo Nilda afirmou que uma pessoa está pronta para ser batizada quando ela decide. E enfatizou que o Batismo é o começo e não o fim. Ela também apresentou um seminário sobre a importância de fazer a diferença através do fazer” (BAIXE A AULA CLICANDO AQUI). “Passamos a entender melhor a Deus quando trabalhamos com ele, por isso os leigos precisam de apoio, material e motivação para o trabalho. Acredite nos membros da igreja” conclamou Aquinos.

Pr. Marcelo Cardoso falou sobre a volta de Jesus. Afirmou que quando contemplamos as riquezas deste mundo lembramos o ditado popular “isso não é para quem quer é para quem pode”. Com um trocadilho Cardoso disse que Jesus foi preparar um lar que “não é para quem pode mas para quem quer”. Ele desafiou os pastores a sonhar. Também apresentou os grandes desafios que a igreja tem para a Missão Global e mostrou um vídeo (BAIXE O VÍDEO CLICANDO AQUI) com um estudo realizado pela igreja Batista sobre o crescimento do islamismo e os desafios da pregação do evangelho. “O melhor lugar para um pastor estar é onde Deus quer que ele esteja” destacou Cardoso.

O Pr. Ignácio Kalbermatter analisou a vida de Gideão como um exemplo para a vida pastoral e ressaltou que, entre outras coisas, Deus escolheu um homem esforçado, valente, humilde, submisso e que dava o exemplo. (BAIXE A AULA CLICANDO AQUI) “Não devemos nos conformar com o que está acontecendo no mundo. O conformismo é a pior situação pois reflete a situação de laodicéia profetizada no Apocalipse (Ap. 3:15-19) – não és frio nem quente mas morno. Deus buscou um homem que não estava conformado e assim também chama hoje pastores que não se conformem com o mundo” enfatizou Kalbermatter.

O Pr. Jaime Martins destacou a importância de atender o “Vinde” para depois cumprir o “Ide” (BAIXE A AULA CLICANDO AQUI). “Há muitos que querem dar sem ter e fazer sem ser” afirma Martins. Ele apresentou três coisas que indicam que uma pessoa está cumprindo o Vinde. Primeiro tem prazer em estar com Jesus, segundo sente mudanças em seu estilo de vida e terceiro sente prazer em trabalhar pela salvação dos perdidos.

O Pr. Luís Gonçalves enfatizou o evangelismo via satélite de outubro e comentou que as igrejas devem personalizar este progama. Fez uma aula sobre a importância do apelo e disse que “os interessados não tomarão decisões corretas a menos que tenham toda a informação sobre o assunto estudado”. Ele apresentou a suprema função do Pastor é a necessidade de pregar a Palavra de Deus. Mencionou que quando vier o pensamento de desânimo devemos lembrar que Jesus disse: Tenha bom ânimo. “A nossa igreja não pode ficar no ordinário. Os ministros designados por Deus hão de achar necessário envidar esforços extraordinários para atrair a atenção das multidões” enfatizou Gonçalves.

O concílio terminou de forma emocionante com um sermão do Pr. Antonio Moreira conclamando os pastores se unirem na pregação do evangelho.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More