quinta-feira, 23 de julho de 2009

PREVENIR OU REMEDIAR?

Você já ouviu aquele ditado: “É melhor prevenir do que remediar?” Ninguém gosta de ficar doente. Eu não gosto. Você gosta? Deus também não gosta de ver nenhum de seus filhos doentes. Mas algumas pessoas, ao verem tantos doentes no mundo, acusam a Deus de negligente e omisso. Será que Deus se omitiu diante de tantas tragédias e moléstias que nos assolam? Claro que não! A Bíblia é um compêndio de saúde. Deus revelou qual o melhor caminho que deveríamos seguir se quiséssemos viver melhor.

É preciso entender que as doenças existem (1) por causa do pecado (2) por causa das atitudes erradas dos que nos cercam e (3) por causa de nossas escolhas. Escolhemos desobedecer a Deus.

Deus deseja que tenhamos saúde (III João 2). Ele considera nosso corpo o Seu templo (I Coríntios 3:16,17; 6:19,20).

Por isso, Deus estabeleceu um cardápio para o ser humano assim que o criou. E este cardápio era composto de frutas, verduras, legumes (ervas) e sementes (Gênesis 1:29).

Mas o pecado invadiu o planeta, corrompeu a humanidade e Deus teve de destruí-lo com um dilúvio. Quando ordenou que Noé construísse uma arca Deus lhe orientou que levasse sete pares de animais limpos e um par de animais imundos (Gênesis 7:1,2). Duas perguntas surgem: Por que sete pares de animais limpos e um de animais imundos? Porque os animais limpos serviriam de alimento numa situação emergencial e também para sacrifícios (Gênesis 8:20). Mas os imundos não serviriam nem para uma situação nem para a outra, por isso apenas um par.

Quais são os animais limpos e quais os animais impuros? Em Levíticos 11:3-20, 29-31 Deus apresenta uma lista de animais imundos e limpos. Dentre os animais imundos o coelho, o porco, os peixes sem escamas, etc. Dentre os animais limpos o boi, a ovelha, os peixes de escamas, etc. Há outros textos que revelam a preocupação de Deus com nossa saúde: (Levíticos 17:10-13, Isaias 66:17; Isaias 65:2-4; II Corintios 6:17-7:1)

E a bebida? Podemos beber socialmente? Deus me deu livre arbítrio para escolher o que eu quiser, mas orientou o melhor caminho. O álcool destrói a saúde física, mental, social e espiritual. Por exemplo, 30 gramas (ou miligramas) de álcool retardam a ação muscular em 17,4%, aumenta o tempo para tomar uma decisão em 9,7% e provoca aumento de erros por falta de atenção em 35,3%. Sabendo disto e de outras coisas Deus orientou que não provássemos nada que prejudicasse nossa saúde e isso inclui abster-se do álcool. (Provérbios 20:1; 23:20-21; 29-35; Habacuque 2:15,16; Isaias 5:11,22; I Coríntios 6:9-10; I Coríntios 10:31)

Há muitas outras orientações de Deus sobre saúde na Bíblia! Ele ensina como ter um estilo de vida saudável para evitar doenças, viver melhor e nos preparar para o Céu. Você gostaria de conhecer mais sobre este assunto? Entre em contato conosco e solicite um Curso Bíblico clicando aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More